domingo, 16 de janeiro de 2011

A Jabulani Russa

Hello!!!!

Os últimos dias foram bem agitados por aqui, tanto que nem escrevi para vocês, mas agora vamos lá.


Quinta feira a noite saí com a Olga e a Yana, não a que eu morei, é outra Yana. Fomos a uma boate perto da minha casa: Shtani (que significa calça jeans em russo, então a decoração era toda com jeans, a toalha das mesas era um jeans, muito interessante), onde uma banda com amigos da Olga tocou: EU AMEI o som. Bem diferente de qualquer coisa que já ouvi, eles tinham guitarra, bateria, baixo, acordeon e trompete e o som era muito animado!! 
Nessa noite era comemoração do "Velho Ano Novo". Quê?? Antigamente a Rússia usava outro calendário e o Ano Novo correspondia ao nosso atual dia 13/01, então significa festa de novo!

Na sexta feira fui à escola onde realmente vou trabalhar: Escola número 60 no distrito de Komsamolski. As escolas aqui não tem nome, são chamadas por números; diferente, né? Adorei a escola, os alunos e as professoras de inglês, o único problema é que terei que pegar ônibus durante 1 hora para chegar lá........ tudo bem, estamos aqui para o que der e vier, força! Neste dia apenas nos apresentamos para os alunos (eu e o Runa), ainda não demos aula.

Um fato interessante que vimos lá: os próprios alunos são quem limpa as salas de aula e o refeitório da escola. Boa ideia, não? Agora no inverno a aula de educação física deles é aula de ski!! Aê! Vou tentar semana que vem.

Não bastando ficar lá das 8 da manhã às 2 da tarde, ainda fomos numa segunda escola, em outra cidade!!! Mais 40 minutos de ônibus.

Agora, voltando ao título desse post. Lembram da Jabulani, Copa da África, né? Se vocês tivessem que colocar esse nome em russo, como ficaria? Para mim seria Jabulovski. Pois então, essa outra cidade onde fomos chama-se Jigulovski! hahahaaha.... nunca mais vou esquecer o nome.

Lá conversamos com a professora de inglês para definir o que faremos. Iremos lá três vezes por semana, em horário extra, para falar sobre o Brasil, fazer alguns jogos e brincadeiras, tudo isso em inglês, claro! A diretora nos disse que já somos comentário na cidade, a TV local vai na escola filmar a gente!!! OOOOOHHHHHHHH!!!!!!

Depois disso veio a melhor notícia do dia: de Jigulovski até minha casa vou pegar 1 ônibus só!!!!! Vai demorar 1 hora e meia, mas desço a um quarteirão da minha casa, mara!!

Ontem fomos almoçar na casa da mãe da Viera, eu, ela e a Katya, depois andamos na floresta perto da casa dela, que é ao lado da escola 60, e voltamos para casa, dormi muuuuito.

Hoje pretendo preparar as brincadeiras e jogos para levar na escola e mais a noite vou sair com as professoras da escola para comer pizza!!

Aliás, se alguém tiver alguma boa ideia para esses jogos com crianças, de 7 a 11 anos, me ajudem!! Enviem para o meu email.

Beijosssss

4 comentários:

  1. Miiiiriam, se conseguir jogos assim, passa pra mim tambem que tambem to precisando!!!hehehe
    ja comecei as aulas aqui, tem classes que e dificil viu?
    boa sorte para nos!
    beeeijo

    ResponderExcluir
  2. Mirinha....
    vc sabe que sou péssima em boas idéias...
    cobra cega
    telefone sem fio
    pega-pega esconde-esconde
    gato mia..
    sei la...
    espero que dê uma força com essas idéias..rs

    ResponderExcluir