quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como estou me saindo como professora

Esta é minha primeira semana de trabalho aqui, depois de quase um mês só passeando, viajando e festando. Eu e o Runa estamos trabalhando nas mesmas escolas: Escola 60 em Komsamolski, Tolyatti, e Escola 10 em Jigulovski.

Na Escola 60 temos 6 aulas por dia, das 08:30 às 13:35. Há intervalos de 10 minutos entre as aulas para os alunos trocarem de sala, e um intervalo maior para o lanche. Estamos sendo muito bem tratados na escola, tanto pelas professoras quanto pela diretora. As professoras estão sempre junto com a gente nas aulas e nos deixaram livres para fazermos o que quisermos nas aulas de inglês. Já a diretora, tem uma cara muito brava, você fica com medo quando a vê: ela é alta, cabelo curto loiro e olhos muito azuis. Mas ela é um doce, pelo menos com a gente, todo dia senta na mesa para lanchar com a gente e pergunta se está boa a comida, se queremos mais, e, por meio das professoras, quer saber se correu tudo bem nas aulas. Ela é nossa vovó por aqui.

Bem, e sobre as aulas. Já dei aula para crianças de 7 anos e adolescentes de 17 anos. Com as crianças pequenas é um pouco mais difícil, sem a professora junto é impossível porque ela tem que traduzir para eles o que eu falo. Exceto por uma turma encantadora que dei aula hoje, eles tinham 10 anos e falavam muito inglês, mas muito, para uma criança de 10 anos e muuuuito comportados. Fiz algumas perguntas para responderem só sim ou não, tipo, todo mundo podia falar ao mesmo tempo: SIM! Mas não, eles levantavam a mão e, enquanto eu não apontava para algum deles, eles não falavam!! Impressionante! Era uma turma de umas 15 crianças e todos eles falavam muito bem! Fiquei boba!

Nesta primeira semana estou mostrando uma apresentação para eles sobre minha família e sobre Campanha. Eles acham muito engraçado nossos nomes porque é tudo muito diferente. O que eles acham mais graça é falar Expedito e Itajubá. Quando mostro as fotos de Campanha eles acham maravilhoso, as palmeiras da praça e as montanhas verdes ao redor da cidade, além do Colégio Sion.

Algumas informações básicas, que nem tinha planejado falar, eles acham o máximo, por exemplo: no Brasil falamos Português (eles falam todas as línguas possíveis: inglês, americano, brasileiro, francês, alemão, menos português), agora no Brasil é verão, o inverno tem temperatura em torno de 10° ou 15° onde eu moro, eu não tenho namorado (algumas crianças perguntam seu eu tenho marido!), minha mãe tem três irmãs (eles acham muito) e meu pai tem 15 irmãos (aí eles quase caem da cadeira). Para explicar esses fatos, conto um pouco de história do brasil e falo muito de geografia.

Está sendo muito interessante toda essa experiências nas escolas com crianças e adolescentes, é a primeira vez em ambas as escolas em que as crianças tem contato com estrangeiros, então somos como alguém muito famoso para eles, querem tirar fotos, passam pela gente e falam Hello com um sorriso no rosto. O Runa e o Daniel já deram até autógrafo! Uma menina chegou para mim e disse que os pais dela estavam me convidando para ir na casa deles conversar e outra disse que vai trazer a receita da famosa sopa russa, Borsh. Até eu entender o que ela queria me dizer, demos muitas risadas, fizemos algumas mímicas e, por fim, a amiga dela conseguiu entrar no Google Translate pelo celular.

Para terminar, a melhor história da semana: demos entrevista para a televisão de Jigulovski! Essa entrevista já estava marcada desde não sei quando e a escola parou para ver a gente dando entrevista. Demais!!

Este fim de semana estamos planejando ir para Kazam, uma cidade com influência árabe e com vários pontos turísticos.

Até mais!

Um comentário:

  1. Mirinhaaa...
    que chick...entrevista???
    só podia ser minha amiga..rs

    mas então..que fotos são essas que vc mostrou? espero que não tenha esquecido das nossas fotos..rs

    e da facul? eles perguntam?

    como assim perguntar se vc tem marido?
    hauahauhauahuahauaha


    beijaoo

    ResponderExcluir