sábado, 3 de setembro de 2011

Todos os estudantes da Coreia do Sul terão tablets na escola


 

O que esperar de um país onde 97% da população tem acesso à internet?

Até 2015 todas as escolas da Coreia do Sul abandonarão o uso dos livros de papel e adotarão os e-books. Essa foi uma determinação do governo.

Para tal, todos os estudantes de todas as escolas terão um tablet e acessarão os e-books em uma biblioteca digital.

É galera, é o futuro chegando!

Abelhas em vez de cachorros

O que as abelhas e os cachorros tem em comum?

Acertou quem pensou em olfato apurado! Devido a isso os cães são sempre usados em investigações policiais para farejar rastro de pessoas e a presença de drogas, por exemplo.

Em 1999 foi iniciada uma pesquisa nos Estados Unidos a pedido do Pentágono para treinar abelhas a fim de identificar minas terrestres e outros explosivos. Em um experimento, as abelhas identificaram explosivos químicos em mais de 99% das vezes. A matéria completa sobre essa pequisa pode ser lida em Bees Learning Smell of Bombs With Backing From Pentagon.

A maneira de treinar as abelhas é semelhante ao treinamento de qualquer outro animal: elas são expostas a uma situação (um odor no caso) e recebem uma recompensa (água açucarada). Segundo reportagem da Revista Galileu de Setembro, em menos de três minutos uma simples abelha torna-se uma abelha farejadora.

O governo americano investiu neste tipo de pesquisa, mas agora uma empresa inglesa foi a primeira a lançar comercialmente um equipamento que usa as abelhas farejadoras. Veja como funciona na imagem abaixo retirada da Galileu.

As vantagens citadas na reportagem sobre o uso das abelhas em vez dos cães são as seguintes:


  • é mais rápido, fácil e barato treiná-las;
  • maiores chances de acerto por ser um grupo de animais trabalhando e não apenas um (no caso dos cães).
A empresa idealizadora do equipamento está aguardando uma grande parceria para iniciar a produção em larga escala.

OBS: já repararam como sempre buscamos imitar a natureza? Que tal passarmos a respeitá-la mais também? #ficaadica.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Nova utilidade para o blog

Olá a todos! Boa noite!

Não publiquei aqui, mas, sim, já estou de volta ao Brasil, desde fevereiro.

Recentemente uma conversa com um amigo me fez pensar em quantos pensamentos passam pela nossa cabeça todos os dias. Alguns são familiares, outros conhecemos bem e outros nunca ouvimos falar. Mas essa ainda não é a minha reflexão final. A questão é: por que não saímos pesquisando esses assuntos que sabemos pouco ou não temos a menor noção? Por quê? Não é do nosso interesse a pesquisa, o aprender, o conhecer? É sim. O ser humano é naturalmente curioso, se não fosse, nenhuma inovação teria acontecido desde o surgimento do mundo, lá no famoso Big Bang.

Então comecei a prestar atenção no dia-a-dia, quantas vezes eu parava e pensava: por que será que isso é assim? Quem será que teve essa ideia? E foram muitas as peguntas que foram surgindo. Acredito que o primeiro obstáculo para sairmos à busca desse aprendizado somos nós mesmos. Tenho certeza que todo mundo um dia já se questionou algum porque sobre alguma coisa, mas imediatamente pensou: "ah, depois eu vejo isso", ou ainda "que legal.....", mas parou por aí.

Eu decidi dar o passo seguinte: "vou pesquisar isso", "vou refletir mais sobre isso e ter uma opinião própria sobre o assunto". Daí, me lembrei do blog e acho que será muito mais proveitoso dividir essas minhas reflexões com outras pessoas, dividir os conhecimentos, o que ajudará a mim e a outras pessoas a formarem opiniões sobre diversos assuntos.

Por isso o título dessa publicação. Já tenho um assunto na ponta dos dedos para dividir com vocês. Logo publicarei.

Até breve,

domingo, 30 de janeiro de 2011

Apanhado de Pensamentos

Nesses últimos dias andei pensando algumas coisa que quero compartilhar:

- os dois maiores choques culturais que tive quando cheguei aqui foi descobrir que os russos não se dedicam a fazer almoço todo dia como estamos acostumados no Brasil e ver que o dia escurece às 4 da tarde e em poucos dias o sol aparece.

- aqui já passei momentos em que parecia que estava apenas de férias, momentos de turista perdida fazendo mochilão, momentos de stress porque o projeto não começava, momentos de total harmonia com minha família russa e momentos em que estava irritada e fiquei muito quieta, e o mais recente e mais confuso sentimento: estou morrendo de vontade de voltar para o Brasil, mas parece que vou sentir tantas saudades daqui.

- os russos tem modos muito diferentes à mesa, não se importam de mastigar de boca aberta, falar com comida na boca e lamber os dedos.

- na época de inverno as frutas que se compra foram colhidas no último verão e ficam congeladas. Porém há verão durante 3 meses do ano só, ou seja, raramente se come fruta fresca na Rússia... isso é  muito triste para mim, vou seca para comer uma fruta aqui, mas não é a mesma coisa.

- finalmente descobri uma pizzaria MUITO boa aqui e no mesmo dia descobri um suco de laranja natural divino!

- descobri que estou morando há duas quadras da minha primeira casa somente na última sexta feira, e já prometi para a Yana que vou lá para conversarmos e conversar com sua mãe (talvez agora seja mais fácil a comunicação, já que aprendi algumas palavras).

- realmente minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá; aqui os corvos é que fazem o som, Deus me livre!

- apesar das dificuldades e desafios, acho que estou me saindo muito bem aqui, pois pego ônibus sozinha, faço compras sozinha e fiquei doente por apenas três dias, sendo que estou enfrentando um mega inverno, como nunca antes em minha vida.


Acho que tem mais coisas para escrever, mas preciso dormir. Bjooooo

Semana Agitadérrima

Priviet!

Para começar, um beijo para Paty!! E a galera na França que está acompanhando! Espero que vocês aí saibam aproveitar essa incrível oportunidade de viver em outro mundo assim como eu estou aproveitando aqui.

Um beijo também para a galera da MiBiLiska!!! Esse ano em sua 3ª formação com cinco integrantes!

Beijo mãe, pai e Bia, não falei com vocês essa semana, mas agora vocês vão entender porquê.

Para ser bem sucinta vou colocar em fatos e fotos os principais acontecimentos da semana.


QUINTA-FEIRA

Caminhada na floresta com uma aluna da escola, Nancy. Essa floresta é ao lado da escola e os alunos costumam esquiar após as aulas. Então estávamos caminhando e passavam crianças e diziam: Hello Mirian! Levei um susto, até que entendi que eram os alunos da escola. Sou famosa aqui cara!


Aniversário da Viera. Saímos para assistir ao show de um grupo chamado Cachaça. Qualquer semelhança não é mera coincidência, sim eles tocam música brasileira, bossa nova! O cantor morou por cinco anos no Rio de Janeiro e no show ele canta em português! Foi o máximo! Era ele tocando baixo, uma menina no piano e um na bateria. Uma noite muito especial aqui na Rússia.



SEXTA-FEIRA

Teve tipo uma feira de ciências na escola, alguns alunos fizeram pesquisa durante quase um ano sobre certos assuntos e estavam apresentando para os professores. Eu e o Runa assistimos às apresentações de Inglês: os alunos pesquisaram palavras internacionais, aquelas que são muito semelhantes, ou até iguais, em diferentes línguas quando comparadas ao russo. Nesse dia cheguei à conclusão de que vou começar a falar português nas ruas ao invés de inglês, pois há muitas, mas muitas palavras iguais, tipo: biblioteca, acidente, escola, senador, minuto, televisão, constituição, e muito mais! Incrível, não?

SÁBADO

Festa de aniversário da minha host Viera. Não é festa como estamos acostumados com música, churrasco e bebedeira. Foi um jantar para as amigas, bebemos champagne italiano (Cinzano, marca vendida no Brasil também), por sinal muito bom, depois tipo um martini da mesma marca com água tônica. Surpresa da noite: sobremesa -> BRIGADEIRO! Sim, fiz brigadeiro, ficou muito bom e acabou rapidinho. Então fomos para a balada, a mulherada e o Max.


Da esquerda para a direita: Maya, Katya, Mírian, Natasha, Viera e Yulia. Fomos para a boate Shtani (sim, a mesma que fui duas semanas atrás com a Olga) e dançamos muito, adorei!! Por coincidência, era a mesma banda da outra vez, o nome é alguma coisa tipo Santaria Dim. A Viera falou com eles que eu estava lá de novo e eles disseram alguma coisa de brasileira lá que eu não entendi.

DOMINGO

Visita ao museu da cidade com a Nina (as fotos estão na máquina dela), depois lanche na Ijzum: panqueca, queijo frito, batata frita, suco de laranja, café com sorvete e chá de morango com kiwi. Sim, comi tudo isso! hahahaha.... Depois a Nancy, a mesma de quinta feira, foi lá me buscar, junto com os pais dela e fomos a um restaurante MEGA! No meio da floresta. Chegando lá parece um hotel, várias casinhas pequenas com números, mas não, é restaurante, essas casinhas são as mesas em ambiente fechado. Sem noção, muito legal! Daí veio a comida, momento tenso, mas vocês não vão acreditar: era churrasco! Carne assada numa churrasqueira muito grande, eles até me levaram lá para ver e o churrasqueiro ficou todo contente porque tinha uma brasileira ali querendo conhecer o trabalho dele.


Cardápio da noite: carneiro assado (uma das melhores carnes que comi na minha vida! Fkusna - deliciosa), carne de porco assada, batata assada, lula, salada, chá (claro), suco tropical (eram vários sabores: manga, laranja, e sei lá o que mais, tava muito bom, acho que só eu tomei metade da jarra), um trem que esqueci o nome, parece uma pizza mas só de queijo (delicioso!). Sim, comi um pouco de tudo isso! Fala sério, fui uma guerreira hoje para comer tantas vezes, hein?


Essa semana é minha última semana aqui. Já estou pensando na festa de despedida, as pessoas que preciso encontrar para me despedir, como irei para Samara pegar o avião e tudo o mais.

Até logo,

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Escola!

Assunto do Dia: Música. 

Acho que dá para ver o que está escrito no quadro: AXÉ. Mostrei vídeo da Cláudia Leite, depois falei de sertanejo e mostrei música do Jorge e Mateus.

 Sim, eu vou dar aula a caráter, sempre camisa do Brasil, ou um moletom que tenho, ou a touca ou brincos. Tem que chamar a atenção mesmo.

Foto com a turma do 6o ano, eles tem 12 anos.

As professoras de inglês da escola 60 em Komsamolski: Svetlana, Olga, Tatiana e Nina. Nossas grandes amigas em Togliatti.

Foto do Cachorro

Estava indo dormir, mas quando vi que não escrevo há uma semana fiquei com peso na consciência, não ia conseguir dormir...

Primeira coisa a fazer: publicar a foto da história do cachorro!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Esqueci de contar dois momentos ótimos essa semana, além da entrevista, claro.

Em uma aula com crianças de 8 anos mostrei o vídeo da Xuxa - Cabeça, Ombro, Joelho e Pé; lembram dessa música? Eles cantaram em português e depois cantamos em inglês, foi demais!

Hoje pedi para a turma encantadora, que falei antes, cantar uma música que eles gostavam de cantar nas aulas de música: simplesmente sensacional! É uma música de inverno infantil muito popular, fala de três cavalos brancos, o que significa os três meses de inverno: Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Inesquecível!

Como estou me saindo como professora

Esta é minha primeira semana de trabalho aqui, depois de quase um mês só passeando, viajando e festando. Eu e o Runa estamos trabalhando nas mesmas escolas: Escola 60 em Komsamolski, Tolyatti, e Escola 10 em Jigulovski.

Na Escola 60 temos 6 aulas por dia, das 08:30 às 13:35. Há intervalos de 10 minutos entre as aulas para os alunos trocarem de sala, e um intervalo maior para o lanche. Estamos sendo muito bem tratados na escola, tanto pelas professoras quanto pela diretora. As professoras estão sempre junto com a gente nas aulas e nos deixaram livres para fazermos o que quisermos nas aulas de inglês. Já a diretora, tem uma cara muito brava, você fica com medo quando a vê: ela é alta, cabelo curto loiro e olhos muito azuis. Mas ela é um doce, pelo menos com a gente, todo dia senta na mesa para lanchar com a gente e pergunta se está boa a comida, se queremos mais, e, por meio das professoras, quer saber se correu tudo bem nas aulas. Ela é nossa vovó por aqui.

Bem, e sobre as aulas. Já dei aula para crianças de 7 anos e adolescentes de 17 anos. Com as crianças pequenas é um pouco mais difícil, sem a professora junto é impossível porque ela tem que traduzir para eles o que eu falo. Exceto por uma turma encantadora que dei aula hoje, eles tinham 10 anos e falavam muito inglês, mas muito, para uma criança de 10 anos e muuuuito comportados. Fiz algumas perguntas para responderem só sim ou não, tipo, todo mundo podia falar ao mesmo tempo: SIM! Mas não, eles levantavam a mão e, enquanto eu não apontava para algum deles, eles não falavam!! Impressionante! Era uma turma de umas 15 crianças e todos eles falavam muito bem! Fiquei boba!

Nesta primeira semana estou mostrando uma apresentação para eles sobre minha família e sobre Campanha. Eles acham muito engraçado nossos nomes porque é tudo muito diferente. O que eles acham mais graça é falar Expedito e Itajubá. Quando mostro as fotos de Campanha eles acham maravilhoso, as palmeiras da praça e as montanhas verdes ao redor da cidade, além do Colégio Sion.

Algumas informações básicas, que nem tinha planejado falar, eles acham o máximo, por exemplo: no Brasil falamos Português (eles falam todas as línguas possíveis: inglês, americano, brasileiro, francês, alemão, menos português), agora no Brasil é verão, o inverno tem temperatura em torno de 10° ou 15° onde eu moro, eu não tenho namorado (algumas crianças perguntam seu eu tenho marido!), minha mãe tem três irmãs (eles acham muito) e meu pai tem 15 irmãos (aí eles quase caem da cadeira). Para explicar esses fatos, conto um pouco de história do brasil e falo muito de geografia.

Está sendo muito interessante toda essa experiências nas escolas com crianças e adolescentes, é a primeira vez em ambas as escolas em que as crianças tem contato com estrangeiros, então somos como alguém muito famoso para eles, querem tirar fotos, passam pela gente e falam Hello com um sorriso no rosto. O Runa e o Daniel já deram até autógrafo! Uma menina chegou para mim e disse que os pais dela estavam me convidando para ir na casa deles conversar e outra disse que vai trazer a receita da famosa sopa russa, Borsh. Até eu entender o que ela queria me dizer, demos muitas risadas, fizemos algumas mímicas e, por fim, a amiga dela conseguiu entrar no Google Translate pelo celular.

Para terminar, a melhor história da semana: demos entrevista para a televisão de Jigulovski! Essa entrevista já estava marcada desde não sei quando e a escola parou para ver a gente dando entrevista. Demais!!

Este fim de semana estamos planejando ir para Kazam, uma cidade com influência árabe e com vários pontos turísticos.

Até mais!

Ah, o inverno!

Hoje de manhã estava morrendo de frio dentro de casa, então fui olhar o termômetro na casa da Svetlana e marcava -22° C!!!!!! Depois de dois minutos andando na rua minhas mãos e meus pés já estavam gelados! Segundo o pessoal daqui, agora é que começa o inverno para valer, isso sim é temperatura para o inverno, e partir de agora tende a diminuir, até chegar em Fevereiro, o mês mais frio! Graças a Deus já estarei no Brasil em fevereiro! hehehehehe.....

Devido a todos esses comentários do pessoal fiquei com um pouco de medo e fui hoje numa loja em frente minha casa e comprei um casaco novo, mais quente e mais comprido, além de uma meia calça bem grossa, para usar debaixo do jeans.

Bem que avisaram antes de eu vir pra cá para não me esquecer de trazer hidratante para a boca. Trouxe não só isso, mas todos os cremes que tinha, nunca esqueçam disso quando viajarem para lugares com temperatura negativa. Sua pele queima como se tivesse tomado sol, to com o nariz e a bochecha um pouco rosadas depois do belo dia de hoje. 

Também estou sentindo meu cabelo muuuito ressecado, Aninha preciso de uma hidratação urgente!! Por mais que eu lave o cabelo ele não fica muito cheiroso nem muito macio, acho que é porque aqui o ar é muito poluído. Parece que é a cidade na Rússia com maior número de carros por habitante porque aqui há a planta da maior montadora russa de carros, a Avtavaz. Então imagina só, muitos carros, muitos carros velhos, poluição no ar, congestionamento, trânsito louco. Todo dia vejo algum acidente de carro na rua, agora ainda tenho uma dúvida: não sei se é culpa da neve ou os motoristas é que são "não muito bons". Falei isso com alguém aqui e a pessoa disse que acha que é por causa da segunda opção.

Para terminar, obrigada pelos comentários! É muito bom saber que alguns tem paciências para escutar minhas histórias.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vida Difícil em Togliatti + Zygolovski

É meus caros, a vida por aqui agora está difícil. Acordo às 06:15 da manhã, vou para o ponto de ônibus às 07:00, pego um ônibus super lotado todo dia, tenho que ir em pé durante a 1 hora de "viagem" desde a minha casa até a escola! Tenho 6 aulas por dia, almoçamos na escola e volto para casa umas 5 da tarde. Ser professora é assim: você fica em pé o tempo todo, fala demais e tem que ter muita paciência, ou seja, não é fácil. Chego em casa todo dia muito cansada, mesmo tirando um cochilo no ônibus.

Ontem a noite eu, Daniel e Runa fomos a um "clube de inglês". São alguns amigos que se reúnem duas vezes por semana, durante duas horas, para praticar inglês. Depois fomos numa lanchonete e pedi um prato de spaguetti, custou uns R$3. Hoje depois das aulas viemos para a casa da professora Svetlana, comemos, conversamos bastante, tomamos um café e agora estava mostrando a ela algumas fotos de Campanha e contando algumas histórias. Ah, a pedido do meu papai mostrei para ela e para os seus filhos fotos do trilhão de motos e alguns vídeos, eles acharam muito interessante e disseram que deve ser muito difícil fazer isso, admiraram que meu pai faça isso. OBS: eles adoraram seu apelido na turma da moto, pai! Aliás, ficou tarde para voltar para casa, então vou dormir aqui hoje.

Esqueci de falar de domingo a noite! Foi muito divertido! Saí com a Nina, outra professora e um amigo dela. Fomos na mesma lanchonete onde voltei ontem, porém no domingo comemos pizza, tava boa, mas bem diferente das que estamos acostumados a comer. Eles usam um queijo diferente, não sei dizer o nome, algumas pizzas tem pimenta e outras cogumelos. Sim, aqui eles colocam cogumelo em quase todos os pratos! Até que não é ruim... Depois disso eles me levaram para conhecer a praça central da cidade, onde ficam os prédios administrativos e onde há uma chama que nunca se apaga. Sim, nunca se apaga! Impressionante, não? hahahaha.....

Então fomos a um famoso ponto turístico da cidade: a estátua do cachorro. A história é a seguinte: uns 7 anos atrás houve um acidente de carro com um cara e ele morreu. Seu cachorro tinha o costume de o esperar todo dia em um certo local quando ele chegava do trabalho. Mesmo após a morte do seu dono o cachorro continuou indo neste lugar todo dia, na esperança de seu dono voltar. Após a morte do cachorro foi feita uma estátua dele e a chamaram de "O Cachorro da Fidelidade". Alguns casais, após a cerimônia do casamento vão até essa estátua e o noivo e a noiva põe as mãos, ao mesmo tempo, no nariz dessa estátua e fazem promessa de fidelidade um ao outro. As vezes, amigos fazem esse ritual também. Emocionante, né?

Tiramos algumas fotos desse dia, mas ainda não estão no pc. Depois mostro para vocês.

domingo, 16 de janeiro de 2011

A Jabulani Russa

Hello!!!!

Os últimos dias foram bem agitados por aqui, tanto que nem escrevi para vocês, mas agora vamos lá.


Quinta feira a noite saí com a Olga e a Yana, não a que eu morei, é outra Yana. Fomos a uma boate perto da minha casa: Shtani (que significa calça jeans em russo, então a decoração era toda com jeans, a toalha das mesas era um jeans, muito interessante), onde uma banda com amigos da Olga tocou: EU AMEI o som. Bem diferente de qualquer coisa que já ouvi, eles tinham guitarra, bateria, baixo, acordeon e trompete e o som era muito animado!! 
Nessa noite era comemoração do "Velho Ano Novo". Quê?? Antigamente a Rússia usava outro calendário e o Ano Novo correspondia ao nosso atual dia 13/01, então significa festa de novo!

Na sexta feira fui à escola onde realmente vou trabalhar: Escola número 60 no distrito de Komsamolski. As escolas aqui não tem nome, são chamadas por números; diferente, né? Adorei a escola, os alunos e as professoras de inglês, o único problema é que terei que pegar ônibus durante 1 hora para chegar lá........ tudo bem, estamos aqui para o que der e vier, força! Neste dia apenas nos apresentamos para os alunos (eu e o Runa), ainda não demos aula.

Um fato interessante que vimos lá: os próprios alunos são quem limpa as salas de aula e o refeitório da escola. Boa ideia, não? Agora no inverno a aula de educação física deles é aula de ski!! Aê! Vou tentar semana que vem.

Não bastando ficar lá das 8 da manhã às 2 da tarde, ainda fomos numa segunda escola, em outra cidade!!! Mais 40 minutos de ônibus.

Agora, voltando ao título desse post. Lembram da Jabulani, Copa da África, né? Se vocês tivessem que colocar esse nome em russo, como ficaria? Para mim seria Jabulovski. Pois então, essa outra cidade onde fomos chama-se Jigulovski! hahahaaha.... nunca mais vou esquecer o nome.

Lá conversamos com a professora de inglês para definir o que faremos. Iremos lá três vezes por semana, em horário extra, para falar sobre o Brasil, fazer alguns jogos e brincadeiras, tudo isso em inglês, claro! A diretora nos disse que já somos comentário na cidade, a TV local vai na escola filmar a gente!!! OOOOOHHHHHHHH!!!!!!

Depois disso veio a melhor notícia do dia: de Jigulovski até minha casa vou pegar 1 ônibus só!!!!! Vai demorar 1 hora e meia, mas desço a um quarteirão da minha casa, mara!!

Ontem fomos almoçar na casa da mãe da Viera, eu, ela e a Katya, depois andamos na floresta perto da casa dela, que é ao lado da escola 60, e voltamos para casa, dormi muuuuito.

Hoje pretendo preparar as brincadeiras e jogos para levar na escola e mais a noite vou sair com as professoras da escola para comer pizza!!

Aliás, se alguém tiver alguma boa ideia para esses jogos com crianças, de 7 a 11 anos, me ajudem!! Enviem para o meu email.

Beijosssss

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Finalmente o trabalho começou!!

Sim meus amigos, é verdade, finalmente fui a uma escola hoje para as tão faladas aulas de inglês!!!!!!!!

Porém não foi na escola que visitei duas semanas atrás, acho que naquela não deu certo. Eu e o Runa fomos na mesma escola em que o Daniel está trabalhando, no distrito mais longe do meu, foi 1 hora de ônibus até lá, na verdade de van. 

Acho que ainda não contei isso, né? Aqui em Togliatti, e em Samara, o transporte é em van, com uns 13 ou 14 lugares e o preço é 16 rublos (menos de 1 real) para andar dentro do mesmo distrito e 20 rublos para ir a outro distrito. Aqui em Togliatti há três distritos: Komsamolski, Autozavodski e Tsientraluni. Ufa.... acredito que os nomes são tipo esses, não foi fácil escrever.... heheheeh.

Foi bem interessante, finalmente sentir-se útil aqui na Rússia! Primeiramente estávamos em uma sala de uma professora de inglês, ela foi muito receptiva. Os alunos vão trocando de sala a cada intervalo, então ficamos nessa sala e a cada momento chegava uma turma diferente, entre 13 e 18 anos, todos muito tímidos para falar inglês com a gente. Fui também em outra sala onde passaram umas turmas com crianças de 7 e 10 anos, foi a parte mais linda do dia, ensinar essas crianças a ler..... demais!!!

Almoçamos na escola e depois ainda tiveram três aulas. Para voltar para a casa dois alunos me ajudaram a pegar o ônibus e cheguei fácil em casa. Agora tenho um mapa da cidade e já conheço os lugares próximos ao meu quarteirão, então tá de boa.

Agora a noite fui na aula de inglês junto com a Viera, chegando lá encontrei a Alicia, amiga da Anastacia, que eu conheci no segundo dia que eu estava aqui, eu acho. Foi divertida a aula, parecida com as aulas de inglês que já fiz, eles usam livro da Cambridge. Só uma coisa que não achei legal: eles falam muito russo durante a aula, a própria professora!

Agora estou em casa relaxando, já tivemos a dose diária de conversa na cozinha agora a noite, eu, Maksin e Viera, estávamos falando sobre universidade e estudos. Amanhã vou em outra escola, espero que seja a minha escola definitiva!

A seguir vou colocar algumas fotos da viagem em São Petersburgo.

Trem Moscow - St Peter

Chegando lá deixamos nossas mochilas no hostel, bem no centro da cidade e fomos andar, claro! Logo encontramos essa praça com esse prédio lindo (não sei o que é) e lá no fundo tinha um palco, teve apresentação de dança e estavam fazendo umas gincanas. O Edu subiu no palco para participar, fizemos aquela festa. Adivinha a brincadeira: cabo de guerra, contra um russo duas vezes maior que ele.... risada na certa!

 Então fomos assistir ao show de luzes que havia comentado no post que escrevi de lá. Vejam essas fotos!!!

 Agora tenta imaginar essas luzes mexendo-se, mudando de cor, mudando os desenhos...

 ... e uma música acompanhando essa dança...

... espetáculo no primeiro dia em St Peter!


No dia seguinte saímos para andar, como sempre, e encontramos essa catedral pelo caminho. Não funciona como igreja, é um museu, ou algo assim. Tinha que pagar para entrar... Passamos reto.

Finalmente fizemos um programa muito culto: visita ao Hermitage. Um museu gigante, três andares de um maravilhoso palácio. Ficamos aí a tarde toda vendo obras de Monet, Manet, Renoir, esculturas antiquíssimas, tumbas egípicias... muita coisa.

O palácio por si só já vale a visita: inacreditavelmente lindo. Esse era o palácio de inverno dos czares russos na época da monarquia. Não estou com muitas fotos de lá ainda.

É isso por enquanto.

Bjos! Marcelinha, beijo pra vc!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fotos da Viagem

Olás!!! Agora já estou de volta a Togliatti, cheguei hoje às 2 da tarde aqui. Chegamos de trem em Samara ontem a noite, às 9 horas, e dormi lá na casa da Anita, colombiana que viajou com a gente. Hoje peguei ônibus sozinha da casa dela até a estação de ônibus e depois de Samara para Togliatti, chegando aqui peguei um taxi até  minha casa!! Emocionante! Mas, chega de blá-blá-blá, vou colocar algumas fotos aqui.

Encontro na estação de trem de Samara para começar a viagem
Da esquerda para a direita: Anita (Bogotá, COL), Fernando (Uberlândia - MG, BRA), Paula (São Mateus - ES, BRA), Eu, Edu (São Paulo, BRA), Julia (AIESEC Tolgiatti), Runa (São Paulo, BRA) e Daniel (Porto Alegre - RS, BRA). 

** A Ana Clara, de Buenos Aires, ARG não apareceu nessa foto porque estávamos esperando ela e ela nunca chegava, perdeu-se andando de ônibus pela cidade e quase perdeu o trem..... hahahahaah. Aliás esse foi um fato comum durante a viagem, esperar a argentina e procurar pela argentina. Frase mais falada durante a viagem: "Cadê a argentina?"

Escada rolante do metrô de Moscou
Chegando a Moscou o Edu, nosso guia oficial, comprou um mapa da cidade que tinha um mapa do metrô também e conseguimos chegar ao hostel (tipo um hotel, mas são várias camas em um mesmo quarto) que havíamos reservado. Primeira surpresa da viagem: escada rolante para chegar ao metrô, muito, muito longa, a descida, ou subida, deve durar uns 5 minutos. Impressionante!

Catedral de São Basílio
Começamos a andar por Moscou e logo chegamos à Praça Vermelha, e ao Kremlim e à essa catedral, o cartão postal mais famoso da cidade. Essa construção é do século XVI e representa o marco inicial da cidade, o crescimento foi ocorrendo ao seu redor. Essa catedral possui nove pequenas capelas e uma capela central que as une. Entramos nela no dia seguinte, apenas em uma parte.

Kremlim
Ainda na Praça Vermelha há o Kremlin, sede do governo russo e patrimônio mundial da UNESCO. É um grande complexo com igrejas e palácios que teve sua construção iniciada no século XII, depois cada rei construía um novo prédio. Na Revolução Russa de 1917 esse prédio foi invadido pelos bolcheviques, o que marcou o início do socialismo no país. No Ano Novo quando assistimos ao presidente e às 12 badaladas, estas vieram deste relógio atrás de mim.

Teatro Bolshoi
Patrimônio Arquitetônico e Cultural da Humanidade

Ficamos em Moscou durante um dia e meio, andamos muito pela cidade, pegamos metrô e passamos muuuito frio na Praça Vermelha a noite, devia estar uns -15º C! Falando em metrô, vejam algumas fotos das estações, parece que estamos num museu, não?




Em Moscou fomos a uma balada de graça! Muita gente bonita, porém a maioria dos homens pareciam gays e as mulheres lésbicas.... Isso ainda me assusta muito por aqui. 

Depois ponho mais fotos no Orkut e escrevo sobre Saint-Petersburg.

Bjoooo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Observacoes de Mirian

So uma coisa que lembrei agora, quero compartilhar... O comportamento do pessoal aqui em balada eh bem diferente do que estou acostumada em Itajuba. As meninas aqui sempre saem com meninas, eh mto dificil ver meninas amigas de meninos, e, como se nao bastasse, elas saem juntas, dancam juntas e muitas sao namoradas!! Sim! Os homens sao bem timidos, nao chegam nas meninas em balada, mas tambem nao precisa, porque do jeito que elas sao, elas chegam. Isso eh estranho....

Outra coisa: em muitas lojas de shopping ou nas ruas mesmo onde compramos alguma coisa eles nao recebiam o pagamento em cartao de credito!!! Absurdo.

Nos pais todo, em todos os lugares possiveis, vc encontra um caixa eletronico que vc saca dinheiro e pode comprar creditos para o celular, isso esta salvando nossas vidas por aqui.

Em Moscou fomos a uma balada de graca! Achei o maximo. Nem por isso estava um ambiente ruim, tinha um pessoal bonito e foi bem tranquilo. As musicas nao estavam muito boas, dai falamos com o DJ, ele tentou tocar um bate-estaca com ritmo brasileiro, foi muito legal!

Amanha se der escrevo mais.

Beijoooos

St Petersburg e Moscow: Demais!

Olas!!!

Escrevo diretamente de um hostel aqui em Sao Petersburgo, onde estou com todos os amigos que estao viajando comigo: outros 5 brasileiros, 1 colombiana e 1 argentina.

Comecamos nossa viagem na segunda-feira de manha de Tolyatti a Moscou, passando por Samara para encontrar o pessoal que esta na AIESEC de la. Viajamos de trem ate Moscou, 17 horas!! Foi minha primeira experiencia viajando assim, mas foi bom, apesar da cama dura que tinhamos para dormir... Foi legal porque o pessoal que esta comigo eh muito animado e divertido e finalmente estou saindo com meninas, porque antes era so o Runa e o Daniel, apesar de eu nao estar reclamando da companhia deles... heheheh.

Chegamos em Moscou na terca-feira de manha e fomos direto para o hostel que ja tinhamos reservado antes de viajar. A principio ficamos perdidos, apesar de o Edu ter comprado um mapa, e encontramos uma galera de Tolyatti na rua e eles nos ajudaram a encontrar o local certo.

Visitamos a Praca Vermelha, tentamos visitar o Kremlim, mas estava muito caro (350 rublos), passamos em frente ao Teatro Bolshoi, fomos a um parque com estatuas e outras coisas da 2a guerra mundial, porem ja estava fechado. Tudo isso foi no mesmo dia, ou seja, andamos para caramba nesse dia, muito mesmo, o dia todo, pegando metro, andando a pe, e passando um frio do caramba, se nao me engano estava uns -14 graus celsius.

Ao fim desse dia, quarta-feira, fomos para a estacao de trem e esperamos ate as 3 da manha para pegar o trem para St Petersburgo. Aqui tambem estamos num hostel e ja saimos hoje a tarde para andar e assistimos a um show de luzes em dois predios aqui da cidade. Uma coisa ma-ra-vi-lho-sa, sem nocao, tinha uma musica tocando e as luzes se moviam no ritmo da musica, apareciam desenhos, maravilhoso, fiquei embasbacada, serio!

Agora estamos nos preparando para sair com uns amigos que conhecemos no trem. Hoje eh o Natal aqui, entao fizeram um jantar aqui e comemos de graca! Serio!

As duas cidades sao maravilhosas, muito lindas, predios grandes, coloridos, ruas largas, e estao cheias de enfeite de Natal. Agora nao da para eu passar fotos para o computador para vcs verem, mas vou passar aqui o link do Facebook do Runa, ele tem um celular Blackberry aqui e sempre publica as fotos que tiramos quase que instantaneamente, da para acompanhar a viagem quase ao vivo.. hehehehe. Acessem ai http://www.facebook.com/profile.php?id=537519873 .

Ate mais!!! Beijo para toda minha familia, tias, tios, primos e primas!!!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ano Novo na Rússia

O Ano Novo por aqui é a maior celebração do ano, com direito a feriado de duas semanas, sim duas semanas!!  As escolas e empresas só voltam a funcionar na segunda semana de Janeiro.

Então é de se imaginar toda a tradição que existe na virada do ano. Na festa que eu participei com os outros dois brasileiros e o pessoal da AIESEC foi montada uma grande mesa e para comer havia vários tipos de salada, algumas com carne inclusive, e uma carne de porco em pedaços assada. Tava gostoso, mas nada como um arroz, farofa e tender! Para beber tinha champagne, vodca e suco.

Comemos antes da meia-noite para, segundo eles, não começar o ano com fome, o que pode significar que você passará fome durante o ano. Cinco minutos antes da meia-noite todos foram para a sala assistir televisão. Quê? Como assim? É tradição na Rússia assistir ao presidente falando alguma coisa que eu não entendi, claro, mas devia ser tipo valeu pelo ano que passou, desejo que o próximo seja melhor ainda, e no fim ele diz Feliz Ano Novo e as badaladas de um sino em Moscou são transmitidas. Aqui também tem Show da Virada com artistas.


OBS: Na Rússia há 11 fuso horários diferentes, então o presidente deseja feliz ano novo onze vezes!!! hahahaha.... Mas é uma gravação, tá? Ele não fica lá o dia inteiro repetindo.... hahahaah. Aqui em Togliatti estamos no mesmo fuso horário de Moscou.

Então, durante as doze badaladas todos brindam, desejam feliz ano novo (S Novym Godom!) e há uma tradição: vc escreve num papel um desejo para o novo ano e o queima durante as badaladas, depois joga no copo de champagne e bebe tudo do copo, inclusive o papel queimado!!! Eu preferi apenas pensar do desejo... Melhor, né?

Porém foi isso e só.... depois o pessoal ficou fumando um narguile na cozinha, bebendo mais e conversando, outros foram dar uns pega. Mas a galera aqui não dança, ouvem uns rocks muito pesados e não queriam deixar a gente colocar um sertanejo, um axé ou um funk pra tocar!!!!!! Quando conseguimos convencê-los, aí eu e o Runa colocamos a galera pra dançar: Créu, Bicicletinha e Rebolation. Muito legal!

Depois de umas 4 ou 5 da manhã a maioria já estava dormindo. Eu acordei perto de meio dia e depois que os brazucas acordaram fomos num mercadinho comprar pão e calabresa para nosso café da manhã. Daí enrolamos mais um pouco, eles vieram para a minha casa, tomamos um chá, ficamos conversando com o Max e a Viera e então.... finalmente fomos a uma balada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Nightclub Casa Nova: dois quarteirões da minha casa, ambiente de barzinho (mesas, cadeiras, sofás), pista de dança, mesa de sinuca e strip tease! Sim, de homem e de mulher. Tínhamos combinado com uma amiga de irmos lá, nos encontramos quando chegamos, conhecemos as amigas dela e ela foi embora antes da gente, sorte que as amigas dela era super compreensivas e vieram comigo até em casa e chamaram um taxi para os meninos! Muito obrigada!!!!!!

OBS: E aí o que vamos pedir para beber? E para comer? Não é fácil não galera, olha o cardápio!

Amanhã estamos indo para Moscou! Eu, Runa e Daniel. Primeiro vamos para Samara encontrar outros brasileiros que estão lá e vamos numa turma de umas 8 pessoas para Moscou!! Ficaremos uns 2 ou 3 dias lá! Vamos viajar de trem, 18 horas! Vai ser demais!!!! Não sei se conseguirei acessar a internet nos próximos dias, mas voltando de lá com certeza dou notícias.

Bjo galera!!!