segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Primeiros dias na Rússia

Priviet!!!

Isso aí, priviet é OI em russo, claro que não se escreve assim, é no alfabeto deles: привет.

Pois então, estou aqui desde terça feira passada, vai fazer uma semana e já aconteceram tantas coisas que parece que estou aqui há um mês, portanto vou tentar resumir aqui e colocar fotos como muitos de vocês pediram. Só uma observação: já estou com minhas malas, elas chegaram dois dias depois de mim, completas, porém uma delas foi aberta porque tinha objetos metálicos: brincos, anéis, tesoura de unha e alicate. Mas ok!

Cheguei aqui muito a noite na terça feira, dia 21, e fui direto dormir. Durante meus três primeiros dias aqui fiquei na casa da Yana, junto com sua mãe Caterina (não é assim que se escreve, certeza) e seu gato Kiri (também deve estar escrito errado, mas é assim que se fala, eu acho... heheheeh).


Foram dias muitos especiais pois, a mãe da Yana não fala nada de inglês, então tivemos que nos comunicar por gestos e olhares. Mesmo com essa dificuldade de comunicação ela não deixava de se preocupar comigo, se eu queria tomar café, chá, se queria comer alguma coisa, me lembrava de colocar o gorro para sair de casa ou fechar o casaco até em cima. Foi uma grande de lição de carinho o que ela demonstrou por mim, com certeza, mesmo sem nunca ter me visto antes na vida e sem falar a mesma língua. Sem contar a Yana: super amiga, conversamos bastante, ela deu dicas de cidades para conhecer aqui na Rússia (Kazham, Moscou e São Petesburgo), e, mesmo ela trabalhando o dia todo, ligava durante o dia em casa para saber com a mãe dela se estava tudo ok, depois conversava comigo e muitas vezes passava algum recado que a mãe dela não conseguia passar para mim... hehehehe.

Fiquei apenas três dias lá porque ela viajou para o Chipre nesse fim de semana para encontrar com o namorado dela que é de lá, vai ficar durante um mês. Na última noite que dormi lá chegamos em casa umas 5 da manhã porque fomos num bar com uns amigos dela e depois em outro bar. Foi muito divertido!


Nesta foto aparecem, em sentido horário: Eu, Yana, Yana, não lembro o nome dele, mas é amigo da Yana, onde eu morei, Olga e Daniel (outro brasileiro que está aqui, ele é de Porto Alegre). Foi uma noite muito divertida: assistimos a um show de rock nesse bar (uma banda muito boa), que é tipo aqueles bares de filme americano que a galera que anda de moto frequenta, eu e o Daniel tentamos dançar forró depois para mostrar para o pessoal, mas não deu muito certo, segundo o próprio Daniel, os gaúchos são duros para dançar..... hahahahah, é verdade! E tentei ensinar as meninas a sambar, mas é muito difícil ensinar!! Já tentaram alguma vez? Não sei como fazer... hehehehe.

 Nessa foto vocês podem ver a decoração do bar, tinham vários adesivos de "equipes" de moto, não sei se chamam assim, várias camisetas no teto e placas de moto nas paredes, placas de vários lugares do mundo. Um ambiente diferente.



Ainda morando na casa da Yana, saí com uma amiga dela, a Olga e ela me levou para ver o Rio Volga (lembram dele?) TOTALMENTE congelado.








Toda a parte branca no fundo dessas duas fotos (essa ao lado e esta acima) são rio!!!! É incrível, tudo branco, parece que é uma grande planície coberta de gelo, como toda a cidade estava.

Se vocês conseguirem enxergar alguns pontos pretos no fundo dessa foto aqui ao lado, são pescadores, eles abrem um buraco no gelo para conseguir pescar!

No sábado, dia 25, fomos numa reunião da AIESEC na Universidade de Togliatti. Nessa fotos estão os brasileiros doidos que toparam vir para a Rússia em pleno inverno e para uma cidade desconhecida: Mírian, Daniel e Runa (sim, ele é brasileiro de nascimento, esse nome é porque o pai dele é polonês e quis por um nome polonês no filho). Depois da reunião fomos para a casa da presidente comemorar! Festa com direito a "tira-gostos" russos: pão com maionese, peixe e um legume que esqueci o nome, uma salada de frutas com manga, abacaxi, e outras, e um outro tipo de salada, essa com verduras e legumes.

LIÇÃO 1: os russos comem muita salada, é impressionante, no café da manhã, almoço, jantar, sempre tem alguma verdura, principalmente repolho, e um legume, por exemplo cenoura. Isso é um hábito muito bom que estou tendo aqui.

LIÇÃO 2: com esse frio aqui não tem como fugir de tomar um chá. Sempre que você chega na casa de alguém, independente da hora, vão te oferecer chá, você tem que aceitar. Nunca tinha tomado chá, a não ser quando era bebê, segundo minha mãe eu tomava, mas desde que cheguei aqui virei uma amante do chá, depois dá até um calor! O chá é sempre chá verde, alguns colocam uma rodela de limão no chá e outros comem algo doce junto com o chá, tipo chocolate ou bala, tudo é muito bom!

Como a Yana foi viajar, tive que mudar de casa, estava receosa porque, apesar das dificuldades lá, eu estava sendo muito bem tratada. Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, onde estou agora é muito bom também! É um casal jovem, Max e Vera, devem ter uns trinta e poucos anos, os dois falam inglês e moram num apartamento MUITO bom, com dois quartos, um só para mim, e tem uma filhinha, linda, maravilhosa, loirinha, branquinha, de olho azul, a Katia. Estou muito bem aqui e já conversamos bastante, eles tem muita curiosidade sobre o Brasil, querem saber se há muitas semelhanças ou diferenças em relação à Rússia, por exemplo, tamanho das famílias: aqui o governo dá dinheiro para as famílias que tiverem o segundo filho porque há anos a população da Rússia não cresce. Quando disse que na família do meu pai são 15 irmãos eles acharam um absurdo!!


Ontem a tarde fomos patinar no gelo!!!! Incrível! É difícil no começo, mas depois fica bom, porém cansa muito, precisa ter muita perna pra ficar andando sem parar, eu dava uma volta na pista e parava... heheheheh.

Lá estava o pessoal da AIESEC de Togliatti (Vera, a terceira da direita para a esquerda), um menino da AIESEC de Samara (o segundo da esquerda para a direita) junto com um indiano, ao lado da Vera.

E hoje também tive alguns compromissos. Fui com o Runa e o Vasya conhecer a escola onde iremos trabalhar, porém a escola vai ter um recesso de fim de ano até 11 ou 12 de Janeiro, então, estamos de folga até lá e pretendemos conhecer vários lugares da cidade e até outras cidades.

Mais uma novidade hoje: fomos assistir a um jogo de hóquei! Nunca tinha visto ao vivo, só pela televisão, eu gostei, é muito agitado, o disco nunca para de andar! hahahaahah.... É muito popular aqui na Rússia, hoje o time de Togliatti jogou e perdeu, que pena! Mas foi uma experiência legal.

Amanhã vou sair com a Vera, minha host, e uma amiga dela pela manhã e a tarde devemos ir a um museu ao céu aberto sobre equipamentos militares, acho que vai ser bem legal.

Vou colocar outras fotos no Orkut, dêem uma olhada lá: http://www.orkut.com/Main#Profile?rl=ls&uid=10453579840837053498 e tenho alguns vídeos, depois vou colocar no You Tube e passo o link para vocês aqui.

Beijos bem geladinhos direto da Rússia galera!!!!! 

4 comentários:

  1. Ai ai ai! Aproveita ai na Russia Mirian! Confusoes de viagem fazem parte, hehehe! Eu estou muito bem aqui no calor de Macapa, ja tive minha dose de neve esse ano, hehe. Vou tentar entrar sempre que der. Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Preferia estar aí nesse frio do que aqui nesse calor.......Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. É amiga suas férias estão bem movimentadas mas, prefiro o calor que está fazendo aqui no Brasil.To gostando de ver como ta se saindo , aproveita bastante e continue mandando noticias ta ficando bacana, quando a gente lê o que vc escreve chega a causar emoção a gente se diverte . Bjao Te adoro ! Juliana

    ResponderExcluir
  4. Mirinhaaa..
    como sempre fazendo mil e uma amizades ne? Me conta...muitos gatinhos por ai?hauahuahauaha

    ResponderExcluir