quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Vida em família na Rússia

Ei pessoal, isso mesmo, aqui na casa onde estou a vida está muito tranquila, tipo uma vida em família mesmo.

Nos últimos dois dias tive programas diferentes com a Viera e com o Max.

Primeiro, na terça-feira fui com a Viera e uma amiga dela, Natasha, para um lugar tipo um clube, mas todo fechado, inclusive a piscina, claro, e lá ficamos uns 15 minutos numa sauna com luz infravermelha, disseram que se você for lá pelo menos uma vez por semana ajuda a emagrecer.... vai saber. Depois entramos na piscina. CLARO que eu não trouxe biquini para a Rússia, eu não imaginei que fosse usá-lo aqui, por sorte um maiô da Viera serviu em mim. Ficamos nesse clube umas 2 horas, da piscina para a sauna, da sauna para a piscina, muito vida de madame!! hehehhee....

LIÇÃO 3: essa SAUNA é tipo o que temos no Brasil mesmo e pelo que eu percebi aqui os russos vão à sauna toda semana, já tem um horário na agenda reservado para isso, acreditam muito nos benefícios que ela pode trazer para a pele e também é uma alternativa para fugir do frio.

Falando em frio, aqui está muito de boa, até agora a temperatura não esteve menor que -7°C ou -8ºC.

Ainda na terça-feira tivemos uma noite muito especial: jantar! Estávamos todos na cozinha preparando o jantar, descascando batata para fazer purê. A mesa de jantar foi para a sala e todos nos sentamos, com direito à taça de vinho. Antes de começarmos a comer a Viera pediu para falar: disse que estava muito feliz de me receber na casa dela e me deu boas vindas. Foi muito lindo, deu até vontade de chorar...

Ontem fui com o Max dar umas voltas de carro, primeiro fomos num museu ao ar livre com vários equipamentos militares: tanques de guerra, caminhões, helicópteros, aviões e um big submarino. Não tirei fotos lá e tava um frio de rachar! Ventando bastante. Depois demos uma volta na planta da Avtavaz, uma montadora de carros russa, a maior montadora do país. Aqui em Togliatti cerca de 70% da população trabalha lá, é sério, toda família tem alguém que trabalha lá, todas as famílias que conheci aqui comprovam essa estatística. =O

Depois fomos à beira do Volga e...



Lembram dessa estátua na outra foto?  Aí está ela, porém com tudo branquinho e o Volga congelado.












Ontem a noite fui com o Runa, o Daniel, o Vasya e a Katrin no shopping, comemos e depois fomos jogar boliche. Foi uma noite divertida!








Hoje tive um típico dia em família: ficamos em casa o dia todo, almoçamos, o irmão da Viera veio aqui nos visitar, demos boas risadas, depois fiquei brincando com a Katia e mostrei alguns vídeos com as músicas da Xuxa Só para Baixinhos para ela, ela amou!!! Impressionanate como isso fascina as crianças. O mais engraçado foi aquela música: Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé, sabem? O Max fazia os movimentos da dança na Katia e ela adorava, ainda mais, o Max cantava! Depois ficaram ele e a Viera na cozinha dançando e cantando.... Muito engraçado!!!! Também hoje eles pediram para ouvir música brasileira, passei para o Max as músicas que tenho da Maria Rita, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba e alguns outros, eles acharam os sertanejos parecidos com música italiana, a batida e os instrumentos utilizados.... não sei, apenas concordei.

Hoje posso tirar minha lição número 4.

LIÇÃO 4: os russos ficam mais tampo na cozinha do que em qualquer outro cômodo da casa! Pelo menos aqui em casa, sim, pois tomam chá umas 10 vezes por dia e quando chega alguma visita lá vão eles para a cozinha de novo esquentar água para tomar chá. Isso parece coisa de mineiro, né?

Bjo Ana Clara, Juliana e Marcela!!!!

fuiiiii

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Primeiros dias na Rússia

Priviet!!!

Isso aí, priviet é OI em russo, claro que não se escreve assim, é no alfabeto deles: привет.

Pois então, estou aqui desde terça feira passada, vai fazer uma semana e já aconteceram tantas coisas que parece que estou aqui há um mês, portanto vou tentar resumir aqui e colocar fotos como muitos de vocês pediram. Só uma observação: já estou com minhas malas, elas chegaram dois dias depois de mim, completas, porém uma delas foi aberta porque tinha objetos metálicos: brincos, anéis, tesoura de unha e alicate. Mas ok!

Cheguei aqui muito a noite na terça feira, dia 21, e fui direto dormir. Durante meus três primeiros dias aqui fiquei na casa da Yana, junto com sua mãe Caterina (não é assim que se escreve, certeza) e seu gato Kiri (também deve estar escrito errado, mas é assim que se fala, eu acho... heheheeh).


Foram dias muitos especiais pois, a mãe da Yana não fala nada de inglês, então tivemos que nos comunicar por gestos e olhares. Mesmo com essa dificuldade de comunicação ela não deixava de se preocupar comigo, se eu queria tomar café, chá, se queria comer alguma coisa, me lembrava de colocar o gorro para sair de casa ou fechar o casaco até em cima. Foi uma grande de lição de carinho o que ela demonstrou por mim, com certeza, mesmo sem nunca ter me visto antes na vida e sem falar a mesma língua. Sem contar a Yana: super amiga, conversamos bastante, ela deu dicas de cidades para conhecer aqui na Rússia (Kazham, Moscou e São Petesburgo), e, mesmo ela trabalhando o dia todo, ligava durante o dia em casa para saber com a mãe dela se estava tudo ok, depois conversava comigo e muitas vezes passava algum recado que a mãe dela não conseguia passar para mim... hehehehe.

Fiquei apenas três dias lá porque ela viajou para o Chipre nesse fim de semana para encontrar com o namorado dela que é de lá, vai ficar durante um mês. Na última noite que dormi lá chegamos em casa umas 5 da manhã porque fomos num bar com uns amigos dela e depois em outro bar. Foi muito divertido!


Nesta foto aparecem, em sentido horário: Eu, Yana, Yana, não lembro o nome dele, mas é amigo da Yana, onde eu morei, Olga e Daniel (outro brasileiro que está aqui, ele é de Porto Alegre). Foi uma noite muito divertida: assistimos a um show de rock nesse bar (uma banda muito boa), que é tipo aqueles bares de filme americano que a galera que anda de moto frequenta, eu e o Daniel tentamos dançar forró depois para mostrar para o pessoal, mas não deu muito certo, segundo o próprio Daniel, os gaúchos são duros para dançar..... hahahahah, é verdade! E tentei ensinar as meninas a sambar, mas é muito difícil ensinar!! Já tentaram alguma vez? Não sei como fazer... hehehehe.

 Nessa foto vocês podem ver a decoração do bar, tinham vários adesivos de "equipes" de moto, não sei se chamam assim, várias camisetas no teto e placas de moto nas paredes, placas de vários lugares do mundo. Um ambiente diferente.



Ainda morando na casa da Yana, saí com uma amiga dela, a Olga e ela me levou para ver o Rio Volga (lembram dele?) TOTALMENTE congelado.








Toda a parte branca no fundo dessas duas fotos (essa ao lado e esta acima) são rio!!!! É incrível, tudo branco, parece que é uma grande planície coberta de gelo, como toda a cidade estava.

Se vocês conseguirem enxergar alguns pontos pretos no fundo dessa foto aqui ao lado, são pescadores, eles abrem um buraco no gelo para conseguir pescar!

No sábado, dia 25, fomos numa reunião da AIESEC na Universidade de Togliatti. Nessa fotos estão os brasileiros doidos que toparam vir para a Rússia em pleno inverno e para uma cidade desconhecida: Mírian, Daniel e Runa (sim, ele é brasileiro de nascimento, esse nome é porque o pai dele é polonês e quis por um nome polonês no filho). Depois da reunião fomos para a casa da presidente comemorar! Festa com direito a "tira-gostos" russos: pão com maionese, peixe e um legume que esqueci o nome, uma salada de frutas com manga, abacaxi, e outras, e um outro tipo de salada, essa com verduras e legumes.

LIÇÃO 1: os russos comem muita salada, é impressionante, no café da manhã, almoço, jantar, sempre tem alguma verdura, principalmente repolho, e um legume, por exemplo cenoura. Isso é um hábito muito bom que estou tendo aqui.

LIÇÃO 2: com esse frio aqui não tem como fugir de tomar um chá. Sempre que você chega na casa de alguém, independente da hora, vão te oferecer chá, você tem que aceitar. Nunca tinha tomado chá, a não ser quando era bebê, segundo minha mãe eu tomava, mas desde que cheguei aqui virei uma amante do chá, depois dá até um calor! O chá é sempre chá verde, alguns colocam uma rodela de limão no chá e outros comem algo doce junto com o chá, tipo chocolate ou bala, tudo é muito bom!

Como a Yana foi viajar, tive que mudar de casa, estava receosa porque, apesar das dificuldades lá, eu estava sendo muito bem tratada. Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, onde estou agora é muito bom também! É um casal jovem, Max e Vera, devem ter uns trinta e poucos anos, os dois falam inglês e moram num apartamento MUITO bom, com dois quartos, um só para mim, e tem uma filhinha, linda, maravilhosa, loirinha, branquinha, de olho azul, a Katia. Estou muito bem aqui e já conversamos bastante, eles tem muita curiosidade sobre o Brasil, querem saber se há muitas semelhanças ou diferenças em relação à Rússia, por exemplo, tamanho das famílias: aqui o governo dá dinheiro para as famílias que tiverem o segundo filho porque há anos a população da Rússia não cresce. Quando disse que na família do meu pai são 15 irmãos eles acharam um absurdo!!


Ontem a tarde fomos patinar no gelo!!!! Incrível! É difícil no começo, mas depois fica bom, porém cansa muito, precisa ter muita perna pra ficar andando sem parar, eu dava uma volta na pista e parava... heheheheh.

Lá estava o pessoal da AIESEC de Togliatti (Vera, a terceira da direita para a esquerda), um menino da AIESEC de Samara (o segundo da esquerda para a direita) junto com um indiano, ao lado da Vera.

E hoje também tive alguns compromissos. Fui com o Runa e o Vasya conhecer a escola onde iremos trabalhar, porém a escola vai ter um recesso de fim de ano até 11 ou 12 de Janeiro, então, estamos de folga até lá e pretendemos conhecer vários lugares da cidade e até outras cidades.

Mais uma novidade hoje: fomos assistir a um jogo de hóquei! Nunca tinha visto ao vivo, só pela televisão, eu gostei, é muito agitado, o disco nunca para de andar! hahahaahah.... É muito popular aqui na Rússia, hoje o time de Togliatti jogou e perdeu, que pena! Mas foi uma experiência legal.

Amanhã vou sair com a Vera, minha host, e uma amiga dela pela manhã e a tarde devemos ir a um museu ao céu aberto sobre equipamentos militares, acho que vai ser bem legal.

Vou colocar outras fotos no Orkut, dêem uma olhada lá: http://www.orkut.com/Main#Profile?rl=ls&uid=10453579840837053498 e tenho alguns vídeos, depois vou colocar no You Tube e passo o link para vocês aqui.

Beijos bem geladinhos direto da Rússia galera!!!!! 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A Viagem em detalhes

Ei pessoal, ontem escrevi rápido aqui só para avisar que tinha chegado, hoje com mais calma vou contar com mais detalhes a viagem, depois falo sobre a cidade.

Bem, como escrevi outro dia, meu vôo atrasou dois dias para sair de São Paulo, enquanto isso fiquei na casa da minha tia. Nesse tempo, olhando o blog do Acácio descobri que ele estava na mesma situação que eu e acabamos viajando no mesmo vôo.

Para ir ao aeroporto fui no taxi que a British indicou, e eles pagaram a corrida. Na verdade quase não pagaram porque eu deveria ter recebido um boleto da empresa dando uma confirmação, ou algo assim, de que eu iria usar a Cooperativa de Taxi de Guarulhos (Guarucoop), porém eu não tinha isso.

PROBLEMA 1: fazer a British pagar a corrida de taxi (cerca de R$80) e não eu! Para isso fui ao guichê da empresa e expliquei a situação, me passaram um telefone para a Guarucoop ligar e resolver isso entre eles. No fim deu certo! Aliás, quem precisar de taxi para chegar ao aeroporto de Guarulhos ou saindo de lá o telefone é (11)2440-7070 e tem o site também http://www.guarucoop.com.br/.

Beleza. A bordo do avião rumo a Londres foi tudo tranquilo: comida boa e a última fileira de poltronas todinha para mim!! Até que um inglês viu e foi sentar-se lá, mesmo assim, eu tinha duas poltronas, pude esticar a perna e até dormir deitada. Durante a viagem assisti o filme "Comer, Rezar e Amar" com a Julia Roberts,  achei bem interessante, mostra as comidas da Itália e a religião na Índia. AMEI as comidas que foram servidas: macarrão com molho branco, bolo de chocolate com leite condensado, croissant de queijo e frutas. Só o café que achei muito forte, precisaria de uns 3 pacotinhos de açúcar que eles dão para ficar como eu gosto. Durante a noite enquanto passávamos sobre a África, olhei pela janela e deu para perceber direitinho o contorno do continente, lindo!

Chegamos no aeroporto em Londres e, realmente, tinha muita neve por lá, tinham razão para fechar. Tudo tranquilo, passei pelo check-in e ficamos à espera do vôo para Moscou.


Eu e o Acácio fomos andando por lá e comparando preços. Descobrimos que relógio é algo muito barato por lá, camisas oficiais de time e as bebidas estavam mais caras que no Brasil e descobrimos também que uma libra valia cerca de R$4, isso assustou a gente.

Após um atraso de 1 hora, decolamos. Nessa viagem a comida já não me agradou: tinha cogumelo, uma linguiça de frango e bacon, além de um suco de laranja muito azedo (na verdade acho todo suco industrializado de laranja azedo). Acreditem, o sol estava brilhando em Londres apesar de toda a neve que caía, porém ele estava acima das nuvens, vejam só.


Chegamos em Moscou  e aí vem o segundo problema da história.

Não tinha placa sinalizando onde deveríamos ir para "check-out" e as poucas que tinham eram no alfabeto russo, o cirílico, ou seja, para mim era como se não existissem... heheheeh. Daí fui seguindo o fluxo, sempre dizemos isso né, mas funciona de verdade. Então recebi o primeiro carimbo no meu passaporte: Domodedovo, Rússia.

PROBLEMA 2: minhas duas malas que estavam no bagageiro do avião não chegaram em Moscou! Ainda no aeroporto foi feito um registro e a British foi informada. Estou com um papel escrito em russo sobre a ocorrência e a garota da AIESEC aqui em Togliatti vai ligar lá para saber notícias.

Depois de me localizar no aeroporto em Moscou encontrei o guichê da S7 Airlines, para o meu vôo até Samara. Chegando lá...

PROBLEMA 3: a funcionária do guichê não falava inglês.

PROBLEMA 4: a British deveria ter entregue o bilhete desse vôo para mim ainda em Guarulhos!

Fui direcionada para um cara que falava inglês e ele disse que iria demorar, pois estava esperando resposta da British, que eu poderia dar uma volta ou comer alguma coisa enquanto isso.



Então fui comprar alguns rublos e comer. Na lanchonete, óbvio, ninguém falava inglês, apontei um pedaço de pizza e uma pepsi (não tinha Coca!!), total de 128 rublos, aproximadamente 7 reais. Comi e fui saber sobre minha passagem, tudo ok!

Me dirigi para o local de embarque. Tinham quatro entradas diferentes, fui perguntar para a funcionária em qual deveria entrar, ela disse: rjgaçnbaçfioagpiothuwpio wioghspbnsçrniwpohnshiot. =/ de novo, não falava inglês. Um santo homem me ouviu falando e disse que podia passar em qualquer uma. Embarquei!

Vôo doméstico na Rússia: todos os recados do comandante ou da aeromoça eram em russo! hahahahahahahahahahhaha......... Eu só balançava a cabeça para falar sim ou não e acompanhava o que os russos faziam. Muito engraçado! Fiquei  preocupada com a comida, mas me surpreendi: mini sanduíche com calabresa, queijo e alface, além de chocolate! Muito de boa...


Finalmente meu destino final: Samara! Aeroporto também coberto de neve e estava nevando! Floquinhos bem pequenos mas estava! Lá estavam me esperando dois garotos: Rainan e Andrey (não sei se escreve assim, provavelmente não). De carro, após uns 40 minutos, chegamos no apartamento onde estou em Togliatti.

Bem, aqui já são quase 1 da manhã, vou dormir, amanhã conto sobre a cidade.

Bjoooo mãe, pai e bia!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Russia!

Cheguei!!!!!!!!!!!!!!!

Depois de mais de 24 horas entre voos у conexoes estou em Togliatti! Porem sem as minhas malas, elas nao chegaram em Moscou, nao sei onde estao, agora tem que esperar.

Dois amigos da Elmira foram me buscar no aeroporto de Samara, nos encontramos facil. Agora estou na casa da Yana, ela se propos a me receber, mas ela vai ter que viajar, entao depois devo ir para outra casa. Ela mora com a mae у um gato, bem tranquilinho.

Ja tomei um banho, agora preciso dormir, amanha encontro a Elmira у vou descobrir o que vai acontecer por aqui.

Amanha ou depois escrevo mais detalhes aqui у coloco fotos, to usando o pc da Yana.

Bjosss

Hi Everybody!

Hiiiiiiii!!!

Escrevo diretamente do Heathrow Airport in London!!

Yes, cheguei aqui. A temperatura é de 1°C, não estou sentindo muito pq aqui dentro deve estar uns 20°C, mas entre sair do avião e entrar no ônibus deu pra sentir um friozinho, acho q estava com a quantidade de roupas necessária.... heheheheeh

A bateria do laptop está acabando, vou tentar achar um lugar para ligá-lo, assim posso escrever mais e colocar algumas fotos.

Até mais.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Agora sim!

Finalmente recebi o telefonema que esperava: o vôo sai hoje às 4:00 da tarde! Ainda não sei quanto tempo vai demorar a viagem até Samara, mas espero chegar lá essa semana ainda...

Até mais.

Enquanto isso... São Paulo

Ei pessoal!

Ainda estou em São Paulo, já recebi duas ligações hoje da empresa responsável pelo vôo para avisar que não há previsão para embarcarmos... É isso mesmo... Fazer o quê? Pegar um ônibus não dá... hehehehehe. Tem que esperar mesmo.

Aliás, quero aproveitar para registrar que a companhia British Airways está sendo muito atenciosa, além dos telefonemas, recebi email e mensagem no celular. Viva a tecnologia!

Mas então, como estou aqui de boa, eu, minha tia Ana e o tio Marcão saímos para ver a iluminação de Natal na Avenida Paulista. Nunca pensei que andaria tão tranquilamente nessa avenida, uma parte da rua foi dominada pelas pessoas, todo mundo bem tranquilo, sem a correria que imagino que exista durante a semana.

Para registrar esse nosso tour aí vão algumas fotos.



Essas duas fotos aí são do palco construído sobre a avenida, que também será usado no Show da Virada. Estava uma fila gigante para subir lá, não sei o que tem lá, mas não estávamos dispostos a entrar na fila.

Acho que vocês não imaginam onde é essa foto... Dentro de uma agência do Banco do Brasil! Tinha um mundo de gente lá dentro, daí falei: Nossa tem tanta gente assim sacando dinheiro... Não, era atração turística mesmo. Essa é a tia Ana.

Essa árvore gigante está numa agência do Bradesco. O prédio todo está muito enfeitado, com luzes e Papais Noéis que se mexem e são gigantes. Cheguei a uma conclusão: deve haver uma competição por debaixo dos panos sobre qual banco recebe mais visitantes para ver os enfeites de Natal, pois a maioria das agências bancárias estão enfeitadas e são os maiores enfeites da Paulista!

Até que está tranquilo esperar pelo bom tempo em Londres, estou conhecendo um pouco de São Paulo. A imagem que tinha da cidade acredito que é a mesma da maioria das pessoas que a conhecem apenas pela televisão: violência e pobreza. Porém, estando aqui, vejo que não é assim: já caminhei tranquilamente com minha tia pelas ruas aqui do bairro e não presenciei nada do que a televisão mostra de ruim. Só uma situação que não dá para negar: o trânsito aqui realmente não anda. Haja paciência para ser motorista nessa cidade!

Espero receber uma ligação animadora amanhã confirmando a viagem.

Beijo para a Tânia que comentou aqui!

Bjoooo.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Tempestade de neve na Inglaterra

E aí pessoal, beleza?

Hoje pela tarde, às 16h, no horário de Brasília, a British Airways informou que os vôos para Londres programados para hoje estavam cancelados. E quem estava fazendo o check-in exatamente nessa hora? Eu!
Ou seja, não embarquei.

Tudo isso por causa de tempestade de neve na Inglaterra, que fechou os aeroportos do país.

Estou em São Paulo, aguardando a confirmação do novo horário da viagem.

Bjoooos

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Onde fica essa bendita cidade?

Olá pessoal! Não sei se tiveram a curiosidade de procurar onde é a cidade de Togliatti, se não, vou ajudar vocês.


Este mapa representa todas as províncias, ou estados, da Rússia. A região em vermelho é Samara e a principalal cidade é Samara, próximo a Togliatti.


Neste segundo mapa podemos ver com detalhes as cidades na região de Samara. 

Estarei em Tolyatti nas próximas semanas e atualizarei sempre que puder o blog. Amanhã começo minha viagem.

Deixem comentários para eu saber quem está vendo o blog. Beijo especial para Elisa!

Увидимся позже !!
See you later!!
Até mais!!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Viagem

Enquanto não estou na Rússia, vamos ver o que está acontecendo na preparação da viagem...

Primeiramente as passagens foram compradas, com uma semana de antecedência, se tivesse comprado antes teria aproveitado uma promoção de uma empresa e pagaria a metade do que paguei! Mas tudo bem... O DM está colaborando... heheheehe.

Vou viajar com a empresa British Airways de Guarulhos até Londres (Aeroporto Heathrow), depois de Londres até Moscou (Aeroporto de Domodedovo), finalmente de Moscou a Samara (Aeroporto Kurumoch) pela empresa Transaero Airlines. O trajeto de volta será o mesmo.

Vou viajar durante 24h aproximadamente na ida e 26h na volta! Uau!!

Desde junho deste ano, brasileiro que vai para a Rússia não precisa de visto, desde que fique até 90 dias no pais e também não é necessário seguro saúde, ou seja, apenas com o passaporte conseguimos entrar na Rússia.

Com relação às roupas: minha grande preocupação para o frio de -15°C em Togliatti. Estou levando o que tenho de mais quente, espero que seja suficiente. Chegando lá provavelmente terei que comprar um casaco, um cobertor, sei lá. Mas uma notícia boa: na Rússia há muitos produtos chineses, então poderei comprar por um preço bem light!

Até a próxima.

Links:
- British Airways (http://www.britishairways.com/);
- Aeroporto Heathrow de Londres (http://www.heathrowairport.com/);
- Aeroporto de Domodedovo, Moscou (www.domodedovo.ru/en/);
- Aeroporto Kurumoch, Samara (http://airport.samara.ru/en/);
- Transaero Airlines (http://transaero.ru/en).

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O que é esse Rio Volga?

No meu primeiro post coloquei a foto da estátua de frente ao Rio Volga. Mas que rio é esse? 

O Volga é o rio mais extenso da Europa, nasce no norte da Rússia e atravessa o país, desaguando no Mar Cáspio. Suas águas são utilizadas para transporte hidroviário e geração de energia elétrica.

Pode-se ver no mapa que o rio faz uma curva curiosa próximo a Samara, cidade ao lado de Togliatti.


Esse é o Volga. Prazer em conhecê-lo.

Até mais.

Hello!

Olás! Este é o meu primeiro blog, estou aprendendo a usar, portanto vou aprimorando aos poucos.

Para começar: o motivo principal de fazer este blog é para vocês poderem acompanhar minha primeira viagem internacional: Togliatti, Rússia.


Esta imagem é de uma estátua às margens do Rio Volga, que corta a cidade.  Nela está representado Vasiliy Tatischev, fundador da cidade em 1737. Togliatti fica na região de Samara e tem uma população de cerca de 700.000 habitantes.

O motivo da viagem é para participar de um projeto chamado "Young & Perspective" com crianças em escolas da cidade a fim de apresentar a elas culturas de outros países e ensinar inglês. Para esse projeto há intercambistas de vários países do mundo, porém já sei que outros dois brasileiros participarão também.

Durante as próximas semanas vocês conhecerão um pouco mais sobre a Rússia, Togliatti e o projeto Y&P.

Até a próxima.